para encerrar Atenas

É complicado para mim falar de Atenas, e mais ainda comparar Atenas com Roma, pois posso ser mal interpretado e acabar representando o oposto daquilo que sou. Atenas é moderna e leve, Roma, antiga, preservada, e pesada.

Mas a questão é que a leveza de Atenas não se encontra exatamente em sua modernidade. É verdade que os edifícios parecem ter, na absoluta maioria, apenas uns 40 ou 50 anos. Mas é verdade também que a maioria das ruas é muito estreita e ainda há bairros antigos e edifícios seculares aqui e ali.

Contudo, a opção dos atenienses ao desejar resgatar seu passado no século XIX (algo que partilham com os romanos) foi a de um classicismo suave, de linhas retas, colunatas e muito, muito mármore branco. O oposto do pesado, pretensioso, neorrenascentismo amarelado de Roma.

Alie-se a isso a muito menor concessão que Atenas faz ao automóvel. Há ruas de pedestres centrais em Atenas, inexistentes em Roma. Isso é fundamental.

Por fim, Roma relaciona-se mal com suas ruínas, mantidas “em cantos” mal conservados aqui e ali, enquanto Atenas (que exibe poucas delas) as equaciona com mais graça.

Anúncios

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s