ferroviária de Cracóvia

Uma coisa que tem me espantado em minhas andanças são as estações ferroviárias. É engraçado porque aeroporto, excetuando os detalhes, é tudo igual: salão de check-in com aquele monte de balcão e balança, salão de embarque com fileiras de cadeiras, desembarque com esteira etc. Ferroviária, não.

O (quase) certo é que você vai encontrar um guichê vendendo passagens e uma plataforma de cimento que te coloca mais ou menos ao mesmo nível do trem. O resto, é pura surpresa.

Em geral, a estrutura receptiva das estações é ruim, deteriorada. Mesmo quando a estação original é grandiosa, com gare, mármores, pinturas etc., a situação geral é de sucateamento. Até em Viena – a cidade mais rica das que visitei até agora – era assim.

Em Cracóvia é engraçadíssimo. A estação é antiga, grande e muito bonita (a cidade tem 800 mil habitantes), mas além de estar sucateada, fica longe das plataformas modernas onde os trens efetivamente param. Você desembarca no meio do nada, ou melhor, do lado de um enorme shopping center. Mas para quem chega às 6:30 da manhã, como eu cheguei, o shopping e nada é a mesma coisa.

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para ferroviária de Cracóvia

  1. ciro disse:

    Confesso que não sou um leitor assíduo.

    Portante não se espante se eu perdi essa parte.

    E os vagões-restaurante? Existem? São bons?

    Abraço.

    ciro

  2. arnaldof disse:

    Ciro, nao fui a nenhum vagao restaurante. Entro e me tranco em minha cabine… o cansaco vence.

  3. arnaldof disse:

    Sim, sim, todos os trens em que viajei, mesmo os sem leitos, teem vagao restaurante.

Deixe um comentário

