Rússia para iniciantes

Sim, a Rússia quase não fala inglês. Fora do aeroporto e de locais ultraturísticos como o Hermitage, o estrangeiro se sente desorientado tentando entender onde está, o que fazer, o que pedir. Mas uma coisa compensa de certa forma essa desorientação: a imensa delicadeza e simpatia dos russos. Eles vão tentar entender você com a maior boa vontade, e mímica dali, dedo apontando daqui, você consegue o que quer.

Ontem na estação Moskovskyi passei apertado comprando minha passagem para Moskba (“Mãskva” ou Moscou para os luso-falantes), mas tudo deu certo pela presteza, simpatia e disposição das pessoas lá. É só ter paciência e sorriso no rosto.

Aprender o básico do alfabeto cirílico ajuda muito.Eu consigo ler quase tudo e isso tem me ajudado bastante, inclusive porque as placas nas ruas não têm versão em alfabeto latino e isso torna os mapas um tanto inúteis se você não consegue fazer a comparação entre as duas informações.

E uma boa notícia: ao menos São Petersburgo está relativamente barata (vamos ver Moscou…), o câmbio de 40 rublos por 1 euro torna tudo mais ou menos em conta para os padrões do oeste da Europa.

Anúncios

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s