balanço 2: o poder da mente (e do esquecimento…)

Túnel do tempo: segundo dia de viagem, quase noite, estou caminhando pelas vielas de Veneza a procura de um imã de geladeira decente para minha coleção (os imãs italianos são surpreendentemente horrorosos).

Em uma quebrada, depois do 20º canal charmosinho, vejo dentro de uma loja descolada um imã fabuloso, artesanal, uma escultura em vidro murano de cores lindíssimas e formas abstratas. Era o imã dos imãs. O doge dos imãs, para ser coerente com o local…

Mas todo o meu encantamento foi por água abaixo (convenhamos que água não faltava) quando me disseram o preço: 12 euros. Por um imã??? Saí fora rapidinho. Semanas depois ainda lembrava daquele imã e lamentava o preço proibitivo.

Passados dois meses, estou em Londres mostrando ao Fernando o tanto de tralha que havia comprado ao longo da viagem (algo como 0,5% do que um brasileiro consumista compraria, ou seja, um monte de coisas).

Em um certo momento abro um pacotinho e… LÁ ESTÁ O IMÃ DE 12 EUROS!!!!!

Foi então que, como em um sonho, comecei a me lembrar de uma distante manhã em Veneza, pequenos flashes vendo-me retornar à loja descolada encontrada na tarde anterior, mostrar uma nota de 20 euros e sair com o imã embrulhadinho…

A narrativa é quase romance, mas juro que é tudo verdade: eu comprei o imã mas apaguei isso da mente – e me lamentei nunca mais vê-lo o resto da viagem.

a foto não lhe faz justiça

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

