Grande maçã desvairada

Sim, lugares-comuns à parte, Nova York e São Paulo são gêmeas. Em ambas há a mesma energia, o mesmo ajuntamento de estrangeiros querendo vencer, o mesmo contraste entre ultra riqueza e ultra miséria, a mesma sensação de que tudo é possível, comprável, consumível. Não é assim em Londres, muito menos em Paris. Das megalópolis ocidentais não conheço Ciudad de Mexico, então fica a dúvida no ar. Mas, por ora, só São Paulo se iguala a NY.

Com algumas importantes diferenças, porém.

Mais do que a ausência da imensa cidade ilegal que cerca a SP legal (não sou romântico, para mim ou é lei urbanística rigorosa ou a pessoa vira bicho empilhado em barraco de bloco – muitas vezes em áreas de risco), é a constância de Manhattan como coração de NY que mais diferencia – na minha visão – as duas cidades.

São Paulo passa por um processo de suicídio urbano que NY nem imagina como seja. SP se isola das ruas em condomínios fechados, vias expressas e shoppings centers, enquanto NY segue cultuando a calçada e a caminhada de uma maneira deliciosa. SP abandona os espaços urbanos tradicionais de uma forma vergonhosamente predatória, enquanto NY reinventa e recicla seus antigos bairros e edifícios de tempos em tempos.

O que mais se lê de NY é que o SoHo era um horror de decadente mas hoje blá blá blá, Times Square idem, Tribeca idem etc. etc. etc. Em SP, temos a piada da Nova Luz. Piada de mau gosto.

Anúncios

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s