pílulas de NY – 2

– Ao contrário da lenda generalizada de que estadunidenses compram até pipoca em estádio com cartão de crédito, o que vi em todos os lugares foi muito dinheiro vivo correndo. Até na loja de eletrônicos B&H – coisas caras – havia caixas reservadas apenas para pagamento cash.

– Há muitas delis em NY, a maioria misturando autosserviço (tipo saladas e sanduíches prontos e bebidas, tudo em gôndolas refrigeradas), comida em rechauds como em um quilo (só em algumas lojas) e balcões onde você pede para montar seu sanduíche ou prato. Uma pessoa gasta em média 12 dólares para comer um sanduíche, um iced tea e um doce.

– Descobri com alegria que minha deli britânica predileta, a Pret a manger (100% autosserviço), possui montes de filiais em NY. Total dejá vu. Mas apenas meia alegria: o sanduíche de pato com geleia, que me deliciava nas terras da rainha, não existe em NY.

– UK x USA: o inglês é uma língua de contrastes. O to take away (versão anglófona do nosso “para viagem”), que eu usava com grande sucesso em Londres & Edinburgh, só servia para deixar os atendentes das delis de NY confusos. Demorou para eu perceber que os ianques usam um simples “to go” quando querem levar a comida pra casa (ou hotel). 

– Ecologia zero. Na Europa, eu – já 100% local – andava sempre com uma resistente sacola húngara na mochila e fazia a alegria dos balconistas ao pronunciar as palavras mágicas: I have a bag. Supermercados e delis europeus odeiam te dar sacolas. Em NY, ha ha ha. Eu dizia que tinha a sacola e eles me olhavam como se eu fosse de Marte, enquanto iam pondo minhas coisas em uma sacola novinha, sem pestanejar…

Sobre arnaldof

Viajando em busca de algo que não sei o que é, mas com a certeza de que será muito bacana.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

